São cinquenta as primeiras lojas aderentes às iniciativas da Visa Europe e da Mastercard que lançam hoje em Portugal, ainda em fase de testes, cartões para pagamentos de baixo valor - até 20 euros - que não carecem de introdução de código PIN para funcionar.

Para os usar, o cliente terá apenas de passar o cartão pela máquina (sem que este tenha de ser fisicamente introduzido nos terminais) nas lojas identificadas com o símbolo contactless.

De acordo com o Público, os projectos - que entre si são autónomos mas lançados pelos bancos no mesmo universo de lojas - são para já de acesso limitado a um número seleccionado de clientes Visa e Mastercard. O número de lojas também é limitado e para além do centro comercial Amoreiras, abrange a zona comercial envolvente.

Além da Visa e da Mastercard promovem esta experiência oito entidades: Banif, BES, BPI, Caixa Geral de Depósitos, Montepio Geral, SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços) e Unicre.

O projecto da Mastercard é designado por PayPass. O da Visa é apelidado de payWave e segundo a marca só terá divulgação em larga escala no país se houver uma boa aceitação do produto por parte de consumidores e lojistas.