A tecnologia permite que a informação do cartão seja lida quando este é passado junto a um terminal, dispensando a introdução de PIN ou a assinatura do utilizador, desde que o valor em compras não ultrapasse os 20 euros.

Segundo a Redunicre, que anuncia o lançamento oficial do sistema de pagamento, o novo método permitirá reduzir o tempo médio de transação de 15 para três segundos.

A tecnologia é idêntica à desenvolvida pela Marstercard e pela Visa, testada em 2010, num projecto-piloto que envolveu 50 lojas e oito entidades ligadas à área financeira: Banif, BES, BPI, Caixa Geral de Depósitos, Montepio Geral, SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços) e Unicre.

Durante o mês de agosto, o novo sistema da Redunicre vai ser testado em 28 pontos de venda de Lisboa, distribuídos pelos centros comerciais Vasco da Gama, Colombo e Chiado, e será depois alargado a todo o território nacional, estando prevista a sua implementação em cerca de mil estabelecimentos.

Pans & Company, Pizza Hut, Burger King, KFC, Ó Kilo, Vitaminas e Capri são algumas das marcas de restauração que já aceitam este método de pagamento sem contacto.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.