A tecnologia permite que a informação do cartão seja lida quando este é passado junto a um terminal, dispensando a introdução de PIN ou a assinatura do utilizador, desde que o valor em compras não ultrapasse os 20 euros.

Segundo a Redunicre, que anuncia o lançamento oficial do sistema de pagamento, o novo método permitirá reduzir o tempo médio de transação de 15 para três segundos.

A tecnologia é idêntica à desenvolvida pela Marstercard e pela Visa, testada em 2010, num projecto-piloto que envolveu 50 lojas e oito entidades ligadas à área financeira: Banif, BES, BPI, Caixa Geral de Depósitos, Montepio Geral, SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços) e Unicre.

Durante o mês de agosto, o novo sistema da Redunicre vai ser testado em 28 pontos de venda de Lisboa, distribuídos pelos centros comerciais Vasco da Gama, Colombo e Chiado, e será depois alargado a todo o território nacional, estando prevista a sua implementação em cerca de mil estabelecimentos.

Pans & Company, Pizza Hut, Burger King, KFC, Ó Kilo, Vitaminas e Capri são algumas das marcas de restauração que já aceitam este método de pagamento sem contacto.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico