O regulador do mercado das comunicações francês, a ARCEP (Autorité de Régulation des Communications Electroniques et des Postes) está a pressionar os operadores móveis para baixarem o custo da terminação de chamadas - a taxa aplicada na interligação entre operadores -, propondo um calendário gradual que se estende até 2009. A entidade sugere ainda uma aproximação europeia no cálculo do valor de terminação face à disparidade existente entre os operadores dos Estados Membros, uma ideia que é suportada pela Comissão Europeia.

Actualmente a média do valor de terminação das chamadas móveis na Europa é de 11,4 cêntimos por minuto, contabilizando a Europa a 25, mas os valores divergem entre os 2,25 cêntimos aplicados em Chipre até aos 16,49 cêntimos na Polónia. Portugal está um pouco abaixo da média, com um valor de 11 cêntimos.

No caso francês o valor da terminação de chamadas é também mais baixo do que a média da Europa, ficando nos 9,81 cêntimos, mas a ARCEP propôs uma revisão, com maior orientação aos custos e que deverá impor um valor máximo aos vários operadores. Aplicando o princípio da regulação assimétrica o valor determinado para a Orange e a SFR é de 6,5 cêntimos, enquanto que a Bouygues deverá aplicar o preço de 8,5 cêntimos entre 1 de Janeiro de 2008 e 30 de Junho de 2009.

Recorde-se que em 2005 o regulador português também impôs aos três operadores móveis nacionais a redução de preços das chamadas terminadas nas suas redes. A redução, gradual e assimétrica que contemplava o menor peso de mercado da Optimus.

Notícias Relacionadas:

2007-03-29 - Comissão Europeia reconhece progressos no cenário competitivo das comunicações electrónicas em Portugal
2005-03-03 - Anacom quer redução de preços nas redes móveis já este mês