O centro de soluções de rede apresentado esta manhã pela Nokia Siemens Networks vai entrar em funcionamento entre o final deste ano e início de 2008, explicou João Picoito, responsável pela empresa em Portugal à margem da apresentação oficial.



O Global Networks Solutions Center vai repartir-se entre as instalações já existentes da Siemens em Alfragide e o Tagus Park e ocupará uma área de 4 mil metros quadrados. Em Oeiras o espaço a ocupar vai resultar de uma parceria com a universidade Técnica de Lisboa, com quem a empresa está a ultimar um protocolo que prevê a criação de um espaço para o centro e o recrutamento de engenheiros.



João Picoito também explicou que a favor de Portugal jogaram factores como a produtividade dos engenheiros, que acabaram por afastar um conjunto alargado de países interessados em receber o novo centro. "Foi um processo de candidatura difícil mas conseguimos fazer valer os nossos argumentos", acrescenta.



O valor de investimento não foi revelado. Com a Agência de Investimento terá sido negociado "um bouquet de investimento que vai sendo aplicado aos poucos", adiantou João Picoito.



O governo fez-se representar na apresentação oficial no novo investimento pelo ministro da economia e por José Sócrates que aproveitou para referir que "estes são projectos catalisadores e emblemáticos que fazem com que Portugal fique no mapa".




As instalações da Siemens em Alfragide vão receber apenas parte do novo centro engenharia por não terem capacidade física para comportar a nova estrutura. O espaço emprega 1200 engenheiros ao serviço da Nokia Siemens Networks, dos quais metade foram recrutados ao longo dos últimos anos no âmbito da criação de outros quatro centros de inovação focados no mercado internacional.



Este Global Networks Solutions Center faz a junção de três áreas de operação distintas: outsourcing de operações e gestão de redes de clientes; serviço de manutenção de redes (Global Care Center) e consultoria e integração de redes (Service Delivery Center), as mesmas áreas cobertas pelo centro internacional da empresa localizado na Índia.

Notícias Relacionadas:

2007-06-25 - 500 engenheiros vão suportar centro global da Nokia Siemens Networks em Portugal