Stephen Elop, CEO da Nokia deu uma entrevista ao El País e mostrou como uma frase com apenas quatro palavras pode ser polémica e fazer correr muita tinta na imprensa. O responsável da fabricante finlandesa de telemóveis admitiu que "qualquer mudança é possível", quando o jornalista lhe perguntou se a Nokia podia lançar um smartphone com Android.



Também disse que, de momento, a empresa está confortável com a opção pelo Windows Phone, revelando-se otimista em relação ao futuro. Mas, não fechou a porta a possíveis mudanças no futuro, num contexto onde sublinhava que muito ainda está por perceber relativamente ao futuro do mercado de smartphones.



"Na atual guerra de ecossistemas lutamos com o Windows Phone", respondeu Elop à questão do jornalista que pretendia saber se a Nokia descartava por completo a possibilidade de lançar um equipamento com Android.



"Não deixamos de equacionar o que nos trará o futuro. Que papel terá o HTML 5, o Android… o HTML 5 pode fazer com que a plataforma, seja Android, Windows Phone ou outra, perca simplesmente importância no futuro". Hoje estamos comprometidos e satisfeitos com a Microsoft mas qualquer mudança é possível", acrescentou.



Na mesma entrevista Elop ainda defendeu que o nível de compromisso entre as duas empresas é igual de parte a parte, mesmo que a Nokia esteja em exclusivo nos smartphones e a Microsoft mantenha a parceria com outros fabricantes, a quem também distribui o seu sistema operativo móvel.



É tudo uma questão de massa crítica, explicou Elop: "para que o Windows Phone funcione precisamos da HTC, da Samsung e dos outros fabricantes. Quanto mais for investido no ecossistema melhor". O CEO da Nokia acrescentou ainda a propósito que a empresa está tranquila.



"Lançámos o único equipamento diferenciado com Windows Phone", sublinhou. "Outros têm a oferta e o hardware standard. As nossas funcionalidades na fotografia e o software demonstram que temos uma relação privilegiada com a Microsoft".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico