As vendas de smartphones de marcas estrangeiras continuam a diminuir na China e a Apple continua a ser uma das grandes visadas pela tendência. As contas mais recentes são da Reuters e têm por base informação oficial divulgada esta segunda-feira por um organismo chinês.

O cálculo indica que em janeiro as vendas do iPhone na China terão caído 21%, tendo em conta a quota de mercado da marca, face à redução global de vendas e às remessas estrangeiras de equipamentos.

A base de referência para as contas são números divulgados pela Academia de Tecnologias da informação e Comunicação da China, um organismo de estudos de mercado, segundo o qual o envio de smartphones de marcas estrangeiras para lojas chinesas diminuiu em janeiro para 4.398 milhões, contra 5.542 milhões no mesmo período do ano passado.

Os mesmos números confirmam a tendência de descida nas vendas de equipamentos no mercado chinês, já evidenciadas pelos dados apurados no final do ano passado. Em janeiro, as vendas de telemóveis no país terão caído 14,3%, para 27,24 milhões de unidades.

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Para a Apple estas não são boas notícias. A China é o maior mercado exterior da empresa norte-americana. Antes do próprio mercado começar a abrandar, as vendas do iPhone já tinham começado a encolher na China. Uma das razões passa pelos bloqueios que o Governo chinês começou a pôr em prática contra produtos e tecnologias americanas, em resposta ao mesmo tipo de medidas do lado dos americanos restringindo, por exemplo, a possibilidade usar iPhones em serviços públicos.

A par destas medidas, marcas chinesas como a Huawei têm vindo a reforçar os argumentos para concorrer com os fabricantes de equipamentos topo de gama de outros países. O regresso, quase das “cinzas”, da Huawei nos últimos meses ao segmentos dos smartphones topo de gama tem sido feito com enorme sucesso local e sacrificando a quota da Apple no país.

Números apurados pela Canalys relativos a todo o ano de 2024, mostram que as vendas da dona do iPhone na China caíram 17% no ano passado, refletindo uma perda de terreno em todos os quatros trimestres, especialmente no último, onde o número de equipamentos enviados para as lojas pela marca caiu 25%. No mesmo trimestre, os envios assegurados pela Huawei aumentaram 24%.