Depois de uma investigação separada realizada às tarifas praticadas pela Vodafone e a O2 para roaming no Reino Unido, a Comissão Europeia enviou às duas empresas um pedido de esclarecimento sobre estes valores que considera serem prejudiciais aos consumidores que viajam para aquele país. A Comissão tem vindo a adiar a formalização deste processo, que já havia sido noticiado pelo Finantial Times em Abril.



Este pedido de esclarecimentos é o primeiro passo formal de um processo por violação das regras da concorrência, podendo agora as empresas pronunciar-se sobre a sua situação ou corrigi-la para evitar desenvolvimentos legais.



As taxas de roaming cobradas pela Vodafone UK e a O2 ao nível grossista - junto dos operadores móveis estrangeiros cujos clientes visitam o país - são consideradas demasiado elevadas quando comparadas com os valores praticados pelas operadoras para os mesmos períodos de tempo aos seus clientes no país.




A Comissão Europeia investigou a evolução dos valores cobrados pela Vodafone entre 1997 e Setembro de 2003, considerando que a empresa está a abusar da sua posição dominante no Reino Unido por cobrar preços injustos e excessivos. A mesma conclusão foi obtida em relação a uma investigação separada aos valores cobrados pela O2 entre 1998 e o mês de Setembro de 2003.



Em comunicado o Comissário Europeu Mario Monti explica que a percentagem de cidadãos europeus que assina serviços de rede móvel ultrapassa já os 81 por cento, e que o número dos que viaja com telemóvel está a aumentar, assim como o número de chamadas realizadas no estrangeiro, chamando a atenção para o facto dos elevados preços de roaming internacional tornarem esta prática muito cara.



O comissário salienta ainda o facto dos preços elevados de roaming contrastarem com as tarifas muito mais baixas praticadas nas chamadas internacionais, adiantando que espera que as explicações agora pedidas pela comissão possam ajudar a repor o equilíbrio.

Notícias Relacionadas:

2004-04-19 - Bruxelas acusa Vodafone e mmO2 de violarem leis da concorrência com roaming

2003-04-23 - CE adia decisão sobre eventual ilegalidade do serviço de roaming

2001-07-12 - Comissão Europeia investiga preços do roaming no Reino Unido e Alemanha