Foram hoje lançados os concursos públicos para redes rurais de nova geração nos Açores e na Madeira, completando um ciclo de 140 concelhos onde o Governo quer ver instalada fibra óptica. O programa conta com o apoio da União Europeia.

O Governo já tinha lançado os concursos para a região Norte, Centro e Alentejo e Algarve, do continente, e o objectivo é levar a fibra óptica a zonas menos atractivas em termos económicos para os operadores de telecomunicações que estão a investir nesta tecnologia.

Mário Lino, ministro da Obras Públicas, Transportes e Telecomunicações, confirmou na semana passada aos jornalistas que os concursos estão a ter uma boa receptividade por parte das empresas e que existem vários interessados em participar. As propostas ao primeiro concurso devem ser entregues até ao próximo dia 19 de Agosto.

Para identificar os 140 concelhos onde se deveriam promover as redes rurais o Governo recorreu ao critério de escolha de municípios que não tivessem recebido num passado recente infra-estruturas de cabo coaxial ou de redes próprias de operadores alternativos.

Nas Regiões da Madeira e dos Açores foram identificados 17 concelhos, 5 e 12, respectivamente.