Sem mencionar o congelamento das operações da operadora móvel, a Oni considera que "não estão ainda reunidas as condições necessárias a uma correcta e irreversível interligação com os restantes operadores de rede móvel de telecomunicações", apesar da OniWay ter todas as questões internas resolvidas, declara a operadora liderada pela EDP em comunicado, citado pelo Negócios.pt.



Depois da reunião de accionistas em Espanha, na passada sexta-feira, destinada a decidir o futuro das operações móveis, a Oni adiantou ainda que a sua operadora para aquela área vai continuar "a desenvolver esforços para o completo e cabal esclarecimento da situação junto dos diferentes intervenientes".



No mesmo dia, a Optimus anunciou que a OniWay estava autorizada a testar a interligação na sua rede GSM, embora adiantando ao Negócios que ainda não existia acordo entre ambas nas condições da interligação.



A operadora móvel da SonaeCom optou por cumprir a imposição da Anacom, apesar de não concordar com a mesma. "Pelo respeito que o regulador nos merece, propusemos à OniWay o inicio das negociações da interligação". A mesma fonte acrescentou que o processo de recurso da decisão entretanto interposto continua a decorrer.



Foi ainda adiantado que as duas operadoras não chegaram a acordo porque a Optimus entende que a interligação só deverá ser fornecida depois de estabelecido um acordo prévio, enquanto a OniWay acha que a operadora da SonaeCom deverá primeiro estabelecer a interligação e depois formaliza-se o acordo.



A Vodafone Telecel também já apresentou a sua proposta OniWay para o acordo de interligação, não tendo até sexta-feira passada recebido qualquer resposta do quarto operador móvel, que, ao que tudo indica, terá requerido alguns dias para uma melhor análise da mesma, noticiava o Negócios.



Notícias Relacionadas:

2002-10-08 - Optimus e Vodafone recorrem aos Tribunais para impedir interligação com OniWay
2002-09-26 - Anacom "determina" interligação obrigatória para a OniWay
2002-09-04 - Vodafone mantém dúvidas sobre a legalidade da OniWay operar em GSM
2002-08-30 - SonaeCom nega recusa ilícita de acordos de interligação com a OniWay
2002-07-02 - Optimus e Vodafone recusam acordos de interligação com OniWay