Viviane Reding não coloca de parte a possibilidade de os utilizadores virem a pagar por receber chamadas nos seus telemóveis. A comissária europeia frisou em entrevista ao jornal norte-americano Financial Times que a hipótese de deixar em aberto a implementação de medidas que permitam às operadoras decidir se querem, ou não, cobrar por cada chamada recebida, poderá funcionar como uma mudança estratégica no actual modelo de negócio europeu.



"O mercado está a evoluir, por isso não devemos seguir as regras que já estão em vigor há 10 anos", frisou a comissária europeia responsável pela pasta da Sociedade da Informação e Media quando questionada acerca do modelo poder ser seguido na Europa.



Frisando que este tipo de cobrança já se encontra em funcionamento no mercado norte-americano e em certos países asiáticos, a comissária europeia referiu que, apesar da sua visão, "não cabe ao comissário decidir os modelos de actividade" mas sim "às operadoras".



O objectivo desta possível proposta é baixar o preço das tarifas de terminação móvel, cobradas pelos operadores a outras empresas de telecomunicações cada vez que uma chamada é feita para números da sua rede. A ideia insere-se numa recomendação de Bruxelas que, no final deste mês, tem prevista a realização de uma consulta pública onde se deverá debater um modelo de tarifas móveis que sirva de alternativa ao actual modelo em vigor.



Nesse sistema alternativo, cada operador cobraria apenas aos seus clientes e não teria de pagar a outros operadores de outras redes. Este modelo seria menos burocrático e, de acordo com Bruxelas, a longo prazo melhoraria a concorrência no mercado, enquanto diminuiria os custos dos consumidores.



Notícias Relacionadas:

2007-11-27 - CE quer baixar custos de terminação das chamadas fixas e móveis em 2008

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.