A elevada taxa de penetração de utilização de telemóveis na Ásia e o seu rápido crescimento estão a potenciar o desenvolvimento da indústria de conteúdos móveis, mostrando uma elevada apetência dos utilizadores asiáticos para fazer download de toques personalizados, jogos e outro tipo de aplicações para os seus equipamentos. De acordo com uma análise da Pyramid Research, actualmente esta indústria gera já 1,3 mil milhões de dólares mas a facturação poderá chegar aos 3,6 mil milhões de dólares até 2008.

Em mercados como a Coreia do Sul e o Japão a adopção de conteúdos móveis mais sofisticados já está a acontecer, mas na maior parte do sudoeste da Ásia e China o SMS é o serviço mais popular, sendo de esperar que continue a crescer a médio prazo.

A Pyramid Research estima que actualmente 55 por cento dos utilizadores do Japão e da Coreia do sul fazem download de conteúdos para os seus telemóveis, desde jogos Java, imagens para o ecrã, cartões animados, toques e músicas dos tops, para além de fotografias de celebridades.




Porém, a empresa de estudos de mercado afirma que a próxima geração de conteúdos irá gerar um crescimento maior, levando à triplicação do volume de facturação actual. A Pyramid Research usa como exemplo as possibilidade de download de músicas e sons naturais, para além de outros efeitos sonoros no novo Nokia 3300.

Singapura continua a ser um case study em termos de adopção desta tecnologia. Trinta por cento da população tem telefone móvel e os anúncios de downloads dominam os tops de classificados dos principais jornais da cidade. Perto de 20 operadores independentes, para além dos operadores de telecomunicações e fabricantes de telemóveis disponibilizam conteúdos para downloads com preços entre 17 cêntimos e 1,14 dólares.

Notícias Relacionadas:

2003-05-05 - RealNetworks avança com serviço de streaming para telemóveis

2003-04-11 - Mercado de jogos para telemóvel deve render 7 mil milhões de dólares em 2008