Os dois países organizadores do Mundial de Futebol, Coreia do sul e do Japão, estão também a preparar as suas redes de telecomunicações para a invasão de adeptos que se espera durante o maior acontecimento deste ano no mundo do futebol. Os operadores disputam a apresentação de serviços e capacidades de roaming para os visitantes se manterem em contacto com o seu país.

Na Coreia do Sul os visitantes deste evento podem ser contactados por números de telefone móveis GSM. Para isto basta inserir um cartão SIM num telefone com roaming que poderá ser alugado no aeroporto por um dólar ao dia. "Assinámos um acordo de serviço de roaming com 53 operadores móveis em 32 regiões que utilizam o serviço GSM", explica Chang Sung-soo, porta-voz da SK Telecom.

A KTF, segunda maior operadora sul-coreana, assinou também um acordo de serviço de roaming com 37 operadores em 30 regiões incluindo a maior firma de comunicações móveis chinesa, a China Mobile. Sung Jae-bong, gestor de marketing da KTF, afirma "esperamos que cerca de cem mil chineses venham ver os jogos. Pelo menos um décimo deverá utilizar o serviço de roaming".

A KTF está envolvida em negociações para conseguir uma licença da FIFA no sentido de disponibilizar notícias e imagens vídeo através dos telemóveis. "Os adeptos de futebol que não tiverem bilhetes poderão assistir ao vivo a clips de vídeo a cores nos seus telemóveis", afirma Ha Tae-sook, do departamento de comunicações da KTF.

A falta de serviços de roaming completos é o elo mais fraco entre o Japão e a Coreia. "Ironicamente, os serviços de roaming entre a Coreia e o Japão não são possíveis a menos que os turistas japoneses tragam telemóveis especiais, que não são nada populares", sublinha Chang.

Enquanto que cerca de 70 por cento dos utilizadores de telemóveis a nível mundial utilizam o sistema GSM - o mesmo que usamos em Portugal -, os anfitriões do mundial utilizam a tecnologia CDMA (Code Division Multiple Access).

Um acordo de serviço de roaming automático CDMA entre a SK Telecom, a NTT DoCoMo e a KDDI permite ligações limitadas entre os países anfitriões. "Para um roaming completo, as operadoras japonesas teriam de fazer um upgrade às suas redes o que é dispendioso e demora pelo menos um ano", refere Chang.



Em Portugal, a TMN anunciou ontem que assegura aos seus clientes o serviço de roaming na Coreia do Sul através do operador KTF e que este já está disponível para todos os clientes dos Planos de Preços TMN.



Durante a realização do evento, a TMN disponibiliza um serviço de reserva de telemóveis aptos a operar na rede CDMA, porque a utilização do serviço de roaming na Coreia do Sul terá que ser feita através de telemóveis específicos. Ao cliente TMN bastará contactar o Serviço de Apoio a Clientes e fazer o pedido do telemóvel que o cliente vai levantar no aeroporto da Coreia. Ao inserir o seu cartão TMN no telemóvel de aluguer, o novo aparelho pode ser utilizado normalmente, mantendo o cliente o seu número de telemóvel.

Notícias Relacionadas:

2002-03-19 - Telefones móveis A&T Wireless a funcionar na Europa e Ásia

2001-10-10 - Lucent desenvolve software que permite roaming universal

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.