O serviço telefónico móvel continuou a angariar clientes no terceiro trimestre deste ano chegando aos 14,541 milhões de assinantes, o que equivale a uma taxa de penetração de 137 por cada cem habitantes. O número representa um crescimento de 1,5 por cento face ao trimestre anterior e de 12,4 por cento em relação ao mesmo período do ano passado.

Apesar da subida, os valores têm-se mantido estáveis desde o segundo trimestre de 2007, altura a partir da qual as taxas de penetração do serviço começaram a registar um crescimento lento e sem grandes impulsos face a números anteriores.

Mesmo assim, segundo a Anacom, registou-se um crescimento dos cartões pós-pagos, quer em termos trimestrais (4,1 por cento) quer em relação ao ano anterior (29,9 por cento). Este crescimento elevou o número total de assinantes a optar por esta modalidade para os 3,671 milhões, o que representa 25,2 por cento do total de subscritores.

De acordo com o regulador, este crescimento, particularmente significativo face ao ano anterior, está directamente relacionado com o número de adesões a tarifários com mensalidade fixa, aos quais estão associados serviços de dados UMTS.

Já os cartões pré-pagos perfazem de 74,8 por cento do total de assinantes, uma quota que se tem mantido praticamente estática em termos trimestrais.

No relatório da Anacom, verifica-se que o número de utilizadores com acesso aos serviços UMTS chegou aos 3,968 milhões ou o equivalente a 27,3 por cento do total de assinantes do serviço móvel. A sua taxa de penetração chegou aos 37,4 por 100 habitantes em Setembro.

De entre os serviços disponibilizados pelas operadoras, os que se destacaram no terceiro trimestre foram as MMS e as videochamadas. Neste período, foram enviados 22 milhões de mensagens multimédia, mais 14,8 por cento do que no período anterior e 83,5 por cento acima do valor obtido no mesmo trimestre de 2007.

Quanto às videochamadas, o aumento foi de 22,1 por cento face ao trimestre anterior e o crescimento homólogo fixou-se nos 61,4 por cento, o que equivale a 1,5 milhões de chamadas no trimestre.

Nos serviços tradicionais registou-se um aumento de 7,4 por cento no número de telefonemas através do serviço móvel - 1,97 mil milhões de chamadas. Um dos pontos verificados pela Anacom foi a aceleração do crescimento do tráfego intra-rede, com impacto ao nível do tráfego médio por assinante, algo que poderá estar relacionado com as ofertas específicas que permitem realizar chamadas gratuitas entre os aderentes.

Por fim, o número de mensagens escritas enviadas aumentou 3,8 pontos percentuais, até aos 6,087 mil milhões de SMS. O número médio de mensagens enviadas por utilizador foi de 140 mensais, ou seja, mais de 4 mensagens por dia.