O Yankee Group publicou as suas previsões para 2009 num estudo onde explica que a crise financeira irá obrigar os consumidores a alterarem os seus modelos de adopção a novas tecnologias. Por outro lado, segundo a análise, os fornecedores passarão a ter novos desafios o que os obrigará a repensar as suas ofertas e estratégias de mercado.

Em comunicado, a consultora frisa que a nova conjuntura económica levará a que as empresas de telecomunicações, pertencentes a um sector "conhecido por mudar lentamente". tenham também de repensar os seus consumos em investimentos e gastos para que consigam sobreviver.

De acordo com o Yankee Group, ao longo de 2009, a crise levará a uma mudança de paradigmas, obrigando os consumidores finais a abandonar a tendência de procurar marcas conhecidas. Como tal, passarão a apostar em ofertas mais vantajosas a nível económico. Outra alteração a nível de consumo recai sobre os tipos de ligações a subscrever. Segundo o estudo, os clientes deixarão de parte os pacotes de banda larga fixa e passarão a apostar largamente em ofertas wireless.

Já no que toca às empresas, o Wireless LAN será colocado de parte, o que terá um impacto negativo na venda das boxes tradicionais ao longo do próximo ano.

Por fim, e para combater os efeitos dos despedimentos em massa, acredita-se que as empresas passarão a apostar na visrtualização de desktops como forma de gestão dos equipamentos.