O AllAboard foi criado no âmbito do concurso Data for Development, lançado pela Orange, em que se disponibilizaram 2,5 mil milhões de registos, chamadas e mensagens de texto trocadas entre cinco milhões de utilizadores anónimos daquela cidade - o maior volume de dados do género alguma vez facultado.

Na sua proposta, a IBM utilizou informação recolhida de mais de 500 milhões de chamadas sobre dados de localização com base na antena mais próxima da pessoa que fazia a chamada, um dado importante visto que muitos dos telefones nos países em desenvolvimento não têm GPS.

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A informação retirada possibilitou aos investigadores da IBM sugerirem o lançamento de duas novas rotas e alargamento de uma das existentes, o que iria permitir reduzir em 10% o tempo de viagem naquela cidade africana.

Atualmente o projeto ainda não passa disso, mas a intenção da IBM é pôr o AllAboard em prática, referiu em declarações à BBC News.

A empresa diz que a sua proposta é apenas um grão de areia no mar de possibilidades que o cruzamento dos dados das telecomunicações e dos dados urbanísticos pode oferecer, ao mostrar como as pessoas usam e se movimentam numa cidade.

A informação resultante pode ter um papel crucial na conceção de projetos infraestruturais, como a criação de uma rede de partilha de bicicletas ou a implementação de postos de "abastecimento" de veículos elétricos, sugere a IBM.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico