Até 2028 o volume de dados móveis na Europa vai triplicar, de acordo com as previsões mais recentes da GSM Association. Vários fatores vão contribuir para este crescimento. Desde logo, a  migração de clientes para redes 4G em alguns mercados, com destaque para a Europa de Leste e Central, mas o 5G será o principal “acelerador” do consumo de dados móveis.    

A adoção da tecnologia por um número cada vez maior de utilizadores e a expansão da  cobertura e capacidade destas redes vai fazer disparar o tráfego de dados nas redes móveis. Calcula-se que em 2030, 87% das ligações móveis de dados na Europa se façam já sobre redes 5G, numa altura em que deverão existir na região 507 milhões de utilizadores de serviços móveis, ou 92% da população.

Para os operadores a exigência é máxima, porque as redes terão de conseguir responder a esta evolução e desejo de serviços com melhor qualidade. O Mobile Economy Report de 2023 ouviu consumidores em 48 territórios (Portugal incluído) e concluiu que os utilizadores do 5G estão dispostos a acrescentar serviços e conteúdos de elevada largura de banda aos seus contratos móveis, para terem uma melhor experiência em áreas como jogos, realidade estendida, ou com outros conteúdos de vídeo. Estima-se que até 2030 os operadores europeus investem mais 198 mil milhões de euros na modernização das suas redes, para responder a esta procura. 

Os dados apurados mostram ainda que o sector das comunicações móveis contribuiu com 910 mil milhões de euros para a economia europeia em 2022, em termos de valor gerado, e empregou 2,2 milhões de pessoas, entre empregos diretos e indiretos. Os serviços e tecnologias móveis representaram 4,3% do PIB europeu e as empresas do sector terão pago em impostos qualquer coisa como 110 mil milhões de euros. Quase metade foram impostos sobre o trabalho.  

Em 2030, calcula-se que o sector móvel europeu aumente o seu contributo para a economia da região para 1 bilião de euros, impulsionado pela performance de um ecossistema de utilização dos serviços móveis que continuará a crescer, à medida que os ganhos para a produtividade e eficiência também avancem. O 5G vai gerar uma parte significativa deste bolo, 153 mil milhões de euros. 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.