A empresa britânica está a considerar entrar no negócio da gestão do tráfego aéreo de drones, numa altura em que a regulamentação destes veículos não-tripulados está a conquistar cada vez mais destaque nas agendas políticas nacionais e europeias.

De acordo com o Financial Times, a Vodafone expressa o seu interesse na gestão da circulação de drones numa altura em que as autoridades europeias estão a procurar conceber um quadro legislativo para regular a operação destes aparelhos.

As estimativas apontam para que, em 2035, existam mais de 400.000 drones - tanto de uso comercial como operados por entidades governamentais - a sobrevoar zonas de elevada densidade populacional.

As informações indicam que a Vodafone apresentou uma proposta à Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA) na qual identifica os seus planos para acreditar, controlar e regular os veículos aéreos não-tripulados.

Citado pelo jornal britânico, o diretor da divisão de drones da EASA acredita que as operadoras de comunicações móveis podem ser bastante úteis no desenvolvimento de sistemas de gestão e controlo destes aparelhos.

Embora os detalhes sejam ainda escassos, Yves Morier sugere que os planos da Vodafone neste campo contemplam a criação de um sistema de gestão “ambicioso” em que a intervenção humana é reduzida.

Como forma de atenuar os prejuízos sofridos por quebras nas receitas (derivadas de cortes nas taxas de roaming e da emergência de apps de comunicação), as operadoras têm vindo a expandir os seus horizontes e os drones são um mercado em franca ascensão que pode ser o remédio ideal.

Num futuro próximo, os veículos aéreos não-tripulados podem passar a ter cartões SIM integrados, tais como os nossos telemóveis, permitindo estabelecer redes de comunicação entre os vários drones que navegam pelos ares, reduzindo os riscos de colisão e outros acidentes.

Recorde-se que, em Portugal, a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu um conjunto de normas que visam regular a circulação de drones. Quem não cumprir as regras pode incorrer numa multa de até 2.500 euros. 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.