No início de Janeiro o regulador do mercado das comunicações tinha iniciado uma série de reuniões com os operadores a propósito das Redes de Nova Geração, e hoje a agência Lusa avança com a informação de que a Anacom deverá divulgar uma decisão preliminar ainda no primeiro trimestre deste ano.

Esta é pelo menos a intenção da Anacom, segundo confirmou à agência uma fonte do regulador, mas à decisão preliminar segue-se um período de consulta pública, de 30 dias. Só depois de avaliadas as contribuições será conhecida a decisão final.

Estes prazos empurram uma clarificação regulatória pelo menos para Maio, numa altura em que os vários operadores estão a avançar com as redes de fibra óptica nas grandes cidades e já estão adjudicados os concursos para as redes rurais, financiados sobretudo por fundos comunitários.

A obrigatoriedade, ou não, de partilha das redes é a principal questão a que a decisão da Anacom deve responder. A Optimus e a Vodafone já avançaram com um acordo de partilha, mas a Portugal Telecom mantém-se contrária à abertura da sua rede, como foi por várias vezes frisado por Zeinal Bava, CEO da operadora que já tem mais de um milhão de casas passadas.

O financiamento das redes rurais de fibra óptica motivaram também uma queixa da Cabovisão à Comissão Europeia, acusando o Estado português de favorecimento de algumas empresas.

Com ou sem decisão regulatória, os operadores estão a avançar com as suas redes de fibra e garantem que as RNG estão no seu calendário de investimentos para 2011, como o TeK escreveu ontem num artigo onde se traçam as prioridades para o novo ano.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.