A Deco acaba de divulgar os resultados dos novos testes às caixas descodificadoras para a televisão digital terrestre (TDT), alargando a 29 o número de equipamentos testados no âmbito do protocolo assinado com a ANACOM.

Numa altura em que as primeiras localidades se preparam para ficar sem televisão analógica, os últimos testes da associação de defesa do consumidor, realizados até Dezembro, revelam que, embora o desempenho e preço dos descodificadores varie muito, em nenhum deles a imagem decepciona - mesmo ligados a televisores convencionais (CRT).

A Televes TDT 7151 foi considerada a melhor set-top-box do grupo, mas é o modelo Denver DMB-105HD que leva o selo de "escolha acertada", por apresentar a melhor relação entre qualidade e preço.

Enquanto o equipamento da Televes consegue uma classificação de 70 por cento e é comercializada por preços que variam entre os 101 e os 215 euros, a proposta da Denver consegue uns honrosos 68 por cento na qualidade sem ultrapassar os 59,99 euros no custo. De acordo com a associação, é possível poupar até 40 euros, face a equipamentos de qualidade inferior, optando por este modelo.

Na lista, há ainda cinco aparelhos que a Deco não recomenda, sobretudo devido ao elevado consumo energético em stand-by: entre 10,2 W (CGV Premio HD-W) e 17,4 W (Univers by FTE U6000). O limite fixado pela Comissão Europeia fica em 2 watts para o consumo em stand-by dos aparelhos à venda a partir de Janeiro de 2010, recorda a nota à imprensa.

Os resultados agora apresentados vêm juntar-se aos divulgados em Novembro, altura em que a lista contava com 16 equipamentos. Mais testes serão divulgados até 26 de Abril de 2012, data marcada para o fim das emissões televisões analógicas em Portugal.

O processo, que decorrerá de forma faseada, tem início já em Maio deste ano. Alenquer, Cacém e Nazaré são as primeiras zonas visadas pelo "apagão".