A Anacom e a Deco estabeleceram um acordo para a realização de 100 sessões de esclarecimento sobre a migração para a Televisão Digital Terrestre. As sessões vão realizar-se nos 18 distritos do país. Cada distrito receberá cinco sessões, a que se juntam mais 10 em zonas com cobertura por satélite. Todas serão ministradas por técnicos da Deco com habilitação técnica e formação específica, garantem as partes.



Os destinatários destas iniciativas são, para além dos consumidores, pessoal técnico do poder local, organismos regionais, IPSS, retalhistas e instaladores, conforme detalha uma nota de imprensa. As primeiras terão lugar nos concelhos que já a partir de 12 de janeiro deixam de ser servidos pelo sinal analógico de televisão e passam a ser exclusivamente servidos pela TDT.


As sessões de esclarecimento antecederam a migração para a televisão digital terrestre nas três zonas do país escolhidas para avançar primeiro com o switch-off. As ações que resultam da parceria entre o regulador das comunicações e a associação de defesa do consumidor vão replicar esse modelo.


A televisão analógica dá definitivamente lugar à TDT a 26 de abril de 2012. Já este ano a tecnologia passou a substituir o sinal analógico em Alenquer, Agualva-Cacem e Nazaré. No resto do país a mudança só chega a partir de 12 janeiro. Até lá, o sinal analógico e digital coexistem.

No site da Anacom é possível consultar a listagem completa dos concelhos que a partir de 12 de janeiro migram para a TDT, um processo que só afeta quem não subscreve serviços de TV paga.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico