A Deco comprometeu-se, através de um protocolo assinado com a Anacom, a assegurar testes comparativos para todas as caixas descodificadoras destinadas à TDT que venham a surgir no mercado nacional.

O acordo foi anunciado hoje pela autoridade que regula o sector das comunicações. O objectivo é garantir uma análise comparativa de "preço, qualidade e funcionalidade" das várias set top boxes, "de modo a que as pessoas disponham de toda a informação que as habilite a comprar a caixa mais adequada às suas necessidades", lê-se no comunicado à imprensa.

A parceria estabelece a colaboração durante os próximos 18 meses e a publicação de estudos de dois em dois meses, que poderão ser consultados tanto no site da associação como no da Anacom.

Os testes, que serão realizados numa base contínua, terão início já em Novembro e irão incluir todas as caixas destinadas à televisão digital terrestre que sejam introduzidas no mercado português, sendo fornecida bimestralmente uma lista actualizada de modelos, preços, características e locais de venda dos equipamentos.

As próximas análises vêm actualizar os primeiros testes a este tipo de equipamentos, cujos resultados foram revelados em Setembro, na revista da associação, a Proteste.

Os consumidores poderão contar com esta "ajuda", pelo menos, até 26 de Abril de 2012, altura em que será definitivamente desligada a televisão analógica em Portugal.

A medida faz parte de um pacote de iniciativas destinadas a "sensibilizar a população para o processo de migração para a televisão digital", que actualmente já "cobre cerca de 86 por cento da população nacional e permite um serviço de televisão com melhor qualidade de imagem e áudio", acrescenta a Anacom. Ainda assim, de acordo com as estimativas apresentadas em Junho, a mudança deverá afectar cerca de 1,5 milhões de lares portugueses.