Celebrando o dia mundial das Telecomunicações, que marca a data de criação da União Internacional das Telecomunicações (ITU) em 1865, o dia de hoje é dedicado ao tema “TICs: abrindo caminho para o desenvolvimento sustentável. O mote escolhido pela ITU assinala o esforço que a organização tem feito em prol do desenvolvimento de uma Sociedade da Informação que abranja todo o mundo.

A escolha do tema ajuda a comunidade internacional a dedicar mais alguma atenção à Declaração de Princípios e ao Plano de Acção que saiu do primeiro Cimeira Mundial da Sociedade de Informação, que se realizou no final do ano passado em Genebra. Neste encontro mais de 11 mil delegados de todo o mundo debateram a importância das TICs na criação de uma Sociedade da Informação inclusiva e abraçaram a ideia de uma infra-estrutura de TICs universal, acessível, equitativa e a custos controlados.

Na sua habitual mensagem, Yoshio Utsumi, secretário-geral da ITU, admite que as TICs por si só não podem alimentar os famintos, erradicar a pobreza ou reduzir a mortalidade infantil, “mas são um catalizador cada vez mais importante para o crescimento económico e o nivelamento social. As TICs ajudam a conseguir uma produção agrícola mais eficiente, assim como diversidade e distribuição. Oferecem a possibilidade de levar serviços de saúde básicos àqueles que precisam deles e que vivem em áreas onde não existe acesso aos cuidados de saúde. Podem ainda alargar o alcance dos educadores, permitindo-lhes trazer conhecimento aos cantos mais remotos do planeta”.



Notícias Relacionadas:

2003-12-12 - Declaração de princípios une países presentes na Cimeira da SI