O estudo Digital Consumer Survey Portugal 2021 reuniu dados sobre o tempo que os utilizadores portugueses passam com as redes sociais, publicado pela consultora Nielsen e Dynata. Os dados indicam que os portugueses passam uma média de 13 horas semanais nas redes sociais e um total de 72 horas conectados.

O Facebook é a rede social onde os utilizadores portugueses passam mais tempo, numa média de 4,2 horas de utilização, seguindo-se o Instagram com 3,3 horas semanais e o Tik Tok em terceiro, com 2,3 horas no mesmo período.

Hoje celebra-se o Dia Mundial das Redes Sociais e a Selectra, empresa especialista na comparação de tarifários, partilhou alguns números sobre os gastos no tráfego no acesso às redes sociais. A empresa diz que das 13 horas semanais usadas na utilização das plataformas, um utilizador gasta, em média, cerca de 1,19 GB por semana. Contas feitas, no final do mês utilizou 5,10 GB de dados, o que pode ser acima de muitos tarifários em vigor.

Ainda assim, diz que estes cálculos não são lineares, pois depende da aplicação e da forma como se utiliza a mesma. “ao navegar só pelo Facebook durante 5 minutos, tende a gastar aproximadamente 2 MB de internet, enquanto que ao carregar 20 imagens no Instagram já gasta cerca de 8 MB”. Isso quer dizer que uma pequena distração para exceder o plafond disponível de dados móveis fornecidos no contrato.

A Selectra deixa algumas dicas para poupar os dados nas redes sociais. Um deles é instalar as versões Lite das aplicações, tais como o Facebook, Instagram e WhatsApp. Estes ocupam menos espaço de armazenamento e usam menos dados no seu funcionamento, ainda que algumas funcionalidades possam não estar disponíveis. Também deve ativar a opção de poupança de dados nas diferentes aplicações e dessa forma limitar as transferências.

Também deve desativar tudo o que sejam atualizações e download automáticos, sobretudo para ter controlo de fazer estas ações quando está numa rede Wi-fi e não a usar os seus dados. Também pode ajustar a resolução dos vídeos, ajustando uma qualidade inferior também ajuda a poupar os dados.

Por fim, deixa também algumas dicas sobre o ajuste do tarifário mediante as necessidades. Se não chegar, peça orçamentos à sua operadora ou pondere ver outras ofertas, incluindo a possibilidade de contratar dados móveis ilimitados. A Vodafone e a MEO têm ofertas a rondar os 35 euros e a NOS os 45 euros. Há também programas de tarifários, normalmente direcionados a um público jovem, que incluem pacotes de dados para navegar nas redes sociais, tais como o WTF, Moche e Yorn.

selectra

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.