Durante o mês de Outubro 766 mil portugueses efectuaram downloads diversos a partir do telemóvel. Este número abrange utilizadores com mais de nove anos e possuidores deste tipo de dispositivos, afirma a Marktest salientando que os valores recolhidos, através do Barómetro das Telecomunicações, são representativos de 10,3 por cento do total de utilizadores enquadrados nesta amostra.



De acordo com o gráfico apresentado pela empresa de estudos de mercado, os utilizadores que mais usufruem desta funcionalidade são os que se inserem nas classes etárias entre os 10-14 e os 15-24 anos, com, respectivamente, 26 e 23,3 por cento dos indivíduos inseridos nestas faixas a responderem afirmativamente à questão.



Na distribuição geográfica é possível observar é no Interior Norte que se situam mais utilizadores que efectuam downloads a partir do telemóvel (14,4 por cento). A região Sul e as ilhas registaram 11,9 por cento de respostas afirmativas situando-se em exequo nos 11,9 por cento, o que coloca ambas as regiões no segundo lugar da tabela.


O terceiro lugar é ocupado pela Grande Lisboa (11 por cento). Por outro lado o Grande Porto é a região onde se concentram menos utilizadores adeptos desta funcionalidade (5,9 por cento).



No que diz respeito à distribuição por classes sociais não existe grandes discrepância no volume de indivíduos que faz downloads através do telemóvel. Mesmo assim, é a classe média que se destaca em primeiro lugar (10,9 por cento), seguida dos escalões mais baixos (10,4 por cento) e, por fim, dos mais altos (9,1 por cento).

Notícias Relacionadas:

2006-11-27 - Cerca de 1,22 milhões de portugueses têm mais de um cartão para telemóvel

2006-09-01 - Mais de um milhão de portugueses já mudou de operador móvel