O site de leilões eBay assinou um acordo com a Skype que prevê a aquisição da companhia por um valor total de 4,1 mil milhões de dólares. Confirmando rumores que circulavam desde o final da semana passada, a empresa divulgou que pretende adicionar o popular serviço de telefonia sobre IP ao seu portfólio, no seguimento de uma estratégia de rápido crescimento de receitas e enriquecimento do leque de serviços à disposição dos clientes.



De acordo com informação veiculada pelas empresas, a operação será financiada com dinheiro e acções. Do total a investir a eBay vai desembolsar já 1,3 mil milhões de dólares em dinheiro e 1,3 mil milhões em acções. Para 2008 ou 2009 está previsto o pagamento de mais 1,5 mil milhões de dólares em dinheiro, caso a empresa cumpra as suas metas financeiras.



Nos últimos dois anos a Skype angariou 54 milhões de utilizadores ao seu serviço de telefonia via Internet que permite a realização de chamadas telefónicas entre PCs de forma gratuita ou a preços muito baixos para telefones em todo o mundo e espera no final deste ano receitas de 60 milhões de dólares. Para 2006 as projecções sobem para os 200 milhões de dólares em receitas.



A eBay por seu lado tem nos Estados Unidos, principal destinatário dos seus produtos, um mercado maduro que lhe garante crescimentos anuais das receitas da ordem dos 20 a 30 por cento, que comparam com os 50 por cento de crescimento anual gerados a nível internacional. É precisamente no mercado internacional que a Skype é mais forte. Metade dos utilizadores do serviço estão na Europa, um quarto na Ásia e apenas 8 por cento nos Estados Unidos.



A compra da Skype - que deverá estar concluída no último trimestre deste ano - é a maior aquisição na história da eBay, só comparável à compra do sistema de pagamento online PayPal em 2002, pelo qual desembolsou 1,5 mil milhões de dólares.



Os responsáveis da empresa de leilões online garantem que a sua intenção é integrar os serviços de telefonia da Skype com a sua oferta. Uma das ideias é incentivar os sites associados a usar o software Skype nas questões relacionadas com vendas Last Minute, aumentando a eficácia da sua publicidade a determinado produto e oferecendo ao destinatário da mensagem a possibilidade de falar com o anunciante, através de um simples clique.



No dia em que foi divulgado o acordo de aquisição entre as duas empresas foi também tornada pública intenção da China Telecom em bloquear as chamadas dos seu clientes realizadas através do serviço da Skype, que permite chamadas ao preço de uma chamada local para telefones em qualquer parte do mundo. Esta possibilidade é garantida pelo serviço pago SkypeOut.



A medida pretende reagir à ameaça comercial que a Skype representa para um operador de telefonia fixa tradicional, mesmo tratando-se de um gigante com 100 milhões de clientes.



Notícias Relacionadas:

2005-09-05 - Skype estabelece primeira parceria com operador de rede móvel

2005-04-18 - Skype avança com novos serviços Premium