A CTIA Wireless Association está a negociar com a indústria móvel a standardização das entradas de auriculares para diferentes dispositivos, nomeadamente para computadores portáteis e telefones.

O grupo propõe que as ligações de saída e entrada de 3,5 mm e as portas micro-USB virem norma nos terminais e dispositivos lançados a partir de Janeiro de 2012.

A iniciativa vem no seguimento de proposta idêntica para os carregadores, inicialmente avançada durante o último Mobile World Congress, e entretanto consumada com a assinatura de um memorando de entendimento entre as principais fabricantes de telemóveis, em Junho último.

Ambas as propostas perseguem o mesmo tipo de objectivos: reduzir custos desnecessários para fabricantes e para o utilizador final e, consequentemente, proteger o meio ambiente.

"Estas duas iniciativas trazem benefícios a todos", afirmou Steve Largent, presidente da CTIA, citadon pela Associated Press. "Simplificando as ligações de entrada e saída nos dispositivos móveis cria-se economia de escala, reduzindo-se custos", acrescentou.