A Ericsson conseguiu atingir a velocidade de 5 gigabits por segundo durante um teste de tecnologia para as redes de próxima geração, denominadas por 5G. Para atingir o valor recorde a empresa usou antenas com larguras de banda superiores, maiores frequências e intervalos de transmissão mais curtos.
Responsáveis das operadoras NTT Docomo, do Japão, e da SK Telecom, da Coreia do Sul, marcaram presença no teste da Ericsson e puderam testemunhar a evolução que está a ser feita rumo ao 5G. Estima-se que a nova geração de telecomunicações só comece a ser implementada em 2020.
EUA, Japão e Coreia do Sul são os países onde se espera que as tecnologias 5G sejam implementadas em primeiro lugar, por serem dos países com maior taxa de adoção do 4G. Na Coreia do Sul, por exemplo, metade dos utilizadores de Internet móvel já subscrevem serviços 4G.
De acordo com o comunicado da Ericsson, as altas velocidades de débito que serão possíveis atingir com as redes 5G vão responder ao aumento do consumo de dados móveis pelos utilizadores finais e também vai conseguir responder às maiores exigências do segmento de comunicação machine-to-machine, que vai potenciar a Internet das Coisas.
A Europa também está a fazer um forte investimento no 5G, tendo anunciado recentemente uma parceria com a Coreia do Sul para esta área.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Protagonistas da Terra e do Espaço em imagens espetaculares escolhidas pela NASA -
App do dia
Reader é uma app com IA para ler em voz alta de forma natural -
Site do dia
Website "7 Minutes in Hell" propõe treinos HIIT para quem gosta de sofrer (literalmente) -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários