A Ericsson, a Amazon Web Services (AWS) e a Hitachi juntaram forças para mostrar o potencial do 5G, inteligência artificial e soluções de automatização através de um novo sistema de visão computacional.

O sistema, que promete transformar a produção e melhorar a produtividade, eficiência e impacto ambiental no mundo da Indústria, foi testado numa das fábricas de veículos elétricos da Hitachi nos Estados Unidos.

Em comunicado é explicado que a solução recorre às soluções de 5G privado da Ericsson, em combinação com tecnologia da “família” Snow da AWS, disponibilizando uma estrutura de redes que, nas palavras da empresa de telecomunicações sueca, foi fundamental para a implementação de modelos de machine learning na fábrica.

Com a inclusão de tecnologia de análise de vídeo da Hitachi foi possível dotar a rede com acesso a imagens em tempo real das operações de montagem de componentes, permitindo detectar possíveis defeitos mais rapidamente.

Neste caso, o teste demonstrou que a solução de visão computacional foi capaz de inspecionar 24 componentes de montagem em simultâneo, com câmaras de alta-definição, que permitiram observar defeitos a um nível sub-milimétrico.

A Ericsson afirma também que o teste demonstrou que a junção entre 5G e tecnologias Cloud está a viabilizar a implementação de aplicações digitais em linhas de produção em grande escala.