O Governo espanhol iniciou um novo processo de leilão do 5G, de forma a introduzir mais espectro aos serviços de quinta geração do país. O novo concurso foca-se na banda de 26 GHz e a entidade regulatória pretende fazer 12 concessões nacionais para um total de 2.400 MHz e 38 concessões regionais para um total de 400 MHz em blocos de 200 MHz.
As concessões deste novo concurso serão válidas para os próximos 20 anos, mas poderão depois ser renovadas por mais 20. O ministério da transformação digital estabeleceu um valor inicial de 7,5 milhões de euros por cada concessão nacional; enquanto que a nível regional os preços rondam os 1,2 milhões de euros por cada concessão na Catalunha, aos 13 mil euros em zonas como Ceuta e Melila, avança o RCR Wireless News. A fase de consulta vai manter-se aberta até ao dia 27 de outubro.
O último leilão de espectro 5G em Espanha decorreu em fevereiro de 2021 para os últimos dois blocos de 10 MHz da banda de 3,5 GHz, entregues à Orange e a Telefonica, pagando 21 milhões de euros por bloco. O novo leilão visa agora alargar a cobertura de 5G em Espanha, permitindo às operadoras chegar a mais população.
O governo espanhol continua a investir na sua infraestrutura de redes de última geração. Ainda em agosto anunciou a alocação de mais 116 milhões de euros para financiar projetos de I&D, não só para a próxima geração 6G, como para compra de equipamento científico e desenvolvimento do 5G+.
Em destaque
-
Multimédia
Osmo Action 6 é a primeira câmara de ação da DJI com abertura variável -
Site do dia
Como saber se tem cobertura de fibra, rede fixa e móvel na sua zona? -
App do dia
Quer recriar o charme da fotografia vintage? Experimente os filtros e efeitos da Vintify -
How to TEK
É mais fácil convidar amigos para um grupo do WhatsApp. Saiba como fazer
Comentários