O projecto de Harmonização de Protocolos de Internet e Telecomunicações através de redes (TIPHON) do Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações (ETSI) - uma organização independente e não-lucrativa que tem como objectivo produzir os padrões de telecomunicações que são utilizados na Europa - anunciou no dia 14 o lançamento de um novo pacote de padrões, o TIPHON Release 3.



O pacote de novos padrões, perfis e especificações de teste vai permitir que os operadores de redes e fornecedores de serviços disponibilizem uma gama de serviços de telefonia baseados em normas integradas através de redes de vários protocolos de comutação de pacotes e circuitos.



As implementações do TIPHON Release 3 integram de uma forma compatível protocolos industriais populares como o H.323 - norma para videoconferência e transmissão de voz interactiva e em tempo real através de redes locais e da Internet -, SIP (Single In-line Package) - um tipo de módulo de chip semelhante ao SIMM - e MEGACO/H248 (MEdia GAteway COntrol) - protocolo de VoIP -, de modo a que os serviços sejam disponibilizados por vários fornecedores e através de redes de transporte que utilizam tecnologias diferentes.



Este conjunto de normas, que está disponível aqui, foi aprovado durante um encontro do EP Tiphon - orgão da ETSI que é responsável pelo desenvolvimento das normas de implementação de serviços telefónicos e multimédia através de redes mistas de comutação de pacotes e circuitos - que se realiza esta semana na localidade francesa de Sophia Antipoli.



O serviço Plugtests da ETSI vai anunciar dentro em breve um programa de eventos de testes de interoperabilidade, onde técnicos e engenheiros de telecomunicações vão poder experimentar de que forma é que os seus sistemas criados com base no TIPHON vão funcionar na prática. Os padrões do TIPHON Release 3 foram desenvolvidos com a participação de fornecedores de serviços, operadores e fabricantes de equipamento da Europa, América e Região do Pacífico.



Notícias Relacionadas:

2001-09-03 - ETSI desenvolve normas IPCablecom

2001-05-30 - ETSI realiza teste de protocolo SCTP em nós compatíveis com IPv6