O Departamento de Comércio dos Estados Unidos recomendou numa carta interna recente que o país participasse num sistema de numeração electrónica que se encontra actualmente em desenvolvimento conhecido por ENUM, baseado numa proposta que visa alocar números de telefone a endereços de Internet, informa a C|NET.

Através do ENUM, as pessoas vão poder utilizar um número identificador para vários fins diferentes, incluindo telemóveis, correio electrónico, Instant Messaging e faxes. Este sistema visa acelerar a convergência entre a rede telefónica e a Internet, esperando-se que ofereça um grande impulso aos serviços telefónicos online.

Na carta enviada ao Departamento de Estado, a secretária assistente Nancy Victory recomendou que "os Estados Unidos devem usar esta oportunidade e tomar medidas para participar na e164.arpa, consistente com os mais elevados padrões de segurança, concorrência e privacidade". Os domínios que serão utilizados nos endereços terminam todos em e164.arpa.

Segundo Victory, os Estados Unidos deveriam participar formalmente no processo de desenvolvimento do ENUM e promover a sua implementação, conforme com um conjunto de princípios que incluem o suporte da concorrência, a minimização da regulação, a promoção da interoperabilidade e a preservação da privacidade.

"A implementação doméstica do ENUM deve ser feita de uma forma que maximize a privacidade e a segurança dos dados do utilizador introduzidos no domínio ENUM de DNS", acrescentando, salientando como exemplo que "os fornecedores do ENUM devem desenvolver sistemas que assegurem a autenticação e autorização dos utilizadores que introduzem e actualizam a sua informação pessoal."

Quando os domínios ENUM se tornarem activos, os utilizadores serão
identificados pelo seu número de telefone, incluindo o código do país. Assim, um número de telefone como 351-21-1234567 será alocado para o endereço de Internet 3.5.1.2.1.1.2.3.4.5.6.7.e164arpa num processo que se prevê que venha a tornar-se automático e transparente para o utilizador.

O ENUM foi criado pelo grupo de trabalho Telephone Number Mapping da Internet Engineering Task Force, que elaborou o padrão proposto RFC 2916 em Setembro de 2000. Até agora, 13 países membros da União International de
Telecomunicações
(UIT) assinaram a proposta para o e164.arpa e planeiam realizar testes. Portugal não se encontra nesse grupo. A UIT está a coordenar os esforços internacionais para este projecto.