As fabricantes Motorola, NEC, Panasonic, Samsung e as operadoras NTT DoCoMo e Vodafone anunciaram hoje a criação da LiMo Foundation, uma organização que tem como objectivo impulsionar a estandardização e adopção do Linux nos telemóveis. O projecto surge no seguimento do anúncio feito em Junho do ano passado, quando as empresas mostraram interesse em trabalhar em conjunto numa plataforma open-source baseada no sistema operativo, aplicável a dispositivos móveis.



A LiMo Foundation está aberta a qualquer empresa que queira aceder ou participar no desenvolvimento do código base da plataforma. Para isso terão de pagar uma taxa anual, que varia entre os 40 e os 800 mil dólares, dependendo do nível de subscrição escolhido.



O quadro executivo da fundação é formado por 13 elementos - que se reunirá quatro vezes por ano para discussão dos avanços tecnológicos - estando a presidência a cargo de Greg Besio, da Motorola. Por sua vez, Kiyohito Nagata da NTT DoCoMo será responsável pela vice-presidência da LiMo Foundation.



Com esta iniciativa as fabricantes e operadoras envolvidas no projecto demonstram o interesse que têm na redução de custos em desenvolvimento, na compatibilidade entre modelos diferentes e no aumento das funcionalidades a disponibilizar nos terminais, através da adopção de um software aberto.



Dois dos membros fundadores da organização, a NEC e a Panasonic, têm vindo a trabalhar em conjunto em telefones móveis baseados em Linux para a NTT DoCoMo desde 2001. No ano passado as duas empresas formaram uma joint venture - a Esteemo - dedicada à criação e concepção de telefones 3G. A Motorola e a Samsung também têm projectos de desenvolvimento semelhantes, embora trabalhem em separado na execução dos seus trabalhos.

Notícias Relacionadas:

2007-01-22 - Linux Foundation reúne dois grupos open source para dar mais força ao movimento