Em bom rigor, as experiências já começaram. Em março o Facebook já testou o voo de um drone que tem capacidade para levar Internet até aos lugares mais recônditos, mas este modelo tinha apenas um décimo do tamanho da versão final.

O Aquila, o drone que será usado para espalhar a Internet pelo mundo, só vai começar os seus voos de teste durante o verão, confirmou um responsável do Facebook ao The Wall Street Journal.

O calendário definido anteriormente pela rede social parece estar a cumprir-se: em setembro do ano passado o objetivo definido era o de arrancar com os testes ainda no primeiro trimestre de 2015, algo que já se verificou.

A asa do Aquila, revista por painéis de energia solar, terá a envergadura de um Boeing 737, mas o peso do drone será extremamente reduzido. Desta forma será possível manter o UAV durante meses a fio no ar, a fazer a distribuição de rede, e quem sabe durante períodos superiores a um ano.

O vice-presidente de engenharia do Facebook, Jay Parikh, admitiu que há um ano a tecnologia que existia "não era boa o suficiente para aquilo que estamos a tentar fazer com este avião".

O porta-voz da empresa liderada por Mark Zuckeberg adiantou ainda dois outros pormenores: tão cedo o projeto não vai ficar concretizado; e é muito pouco provável que o Facebook venha a entrar diretamente no mercado das telecomunicações, preferindo estabelecer parcerias com operadoras já estabelecidas para fazer a distribuição de Internet.

A rede de drones do Facebook é apenas uma parte da inciativa liderada pela rede social chamada Internet.org e que pretende levar a "grande rede" a mais pessoas. Até ao momento o programa já permitiu colocar online mais de sete milhões de pessoas.

Recorda-se que há várias empresas a olharem para o mesmo segmento - como a Google e o seu projeto de balões -, incluindo a startup portuguesa Quarkson, especializada em drones.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico