Dentro de poucas semanas, o WhatsApp planeia alargar as caraterísticas de segurança já existentes do seu serviço de messaging para permitir chamadas e mensagens encriptadas, segundo avança o The Guardian. Tal fará com que as comunicações sejam ainda mais difíceis de aceder.

Tais níveis de proteção já geraram conflitos abertos com o WhatsApp em vários países. O caso mais recente aconteceu no Brasil, com a prisão de um dos seus responsáveis, pelo serviço não conseguir disponibilizar acesso às mensagens dos utilizadores, neste caso traficantes de droga.

Reforçar a tecnologia que assegura a privacidade dos seus utilizadores também parece ser uma hipótese para a “casa mãe” Facebook, relativamente ao Messenger.

O mesmo acontece com o rei das mensagens instantâneas Snapchat que, de acordo com a publicação, está a trabalhar num sistema mais seguro. A Google por sua vez tem vindo a explorar utilizações extra para a tecnologia por detrás do projeto de email encriptado há muito em desenvolvimento – End to End.

Embora muito a propósito, estas intenções das gigantes tecnológicas serão anteriores ao pedido de acesso do FBI ao iPhone de um dos autores do tiroteio terrorista ocorrido em San Bernardino.