A FPF está atualmente a estudar propostas de possíveis fornecedores e condições para que o vídeo-árbitro seja uma realidade em Portugal “a muito curto prazo”, escreve o Diário de Notícias.

A estratégia está a ser coordenada por Tiago Craveiro, diretor-geral da FPF, fazendo a ponte com a FIFA e com o IFAB.

O chamado vídeo-árbitro recebeu luz verde para os primeiros testes no último encontro do IFAB, em Londres no dia 7 de janeiro, com a publicação de uma recomendação. A decisão poderá ser ratificada formalmente no próximo encontro da organização, em Cardiff.

Será nessa reunião, entre 4 e 6 de março, que será definido como será feita a interrupção dos encontros para que sejam esclarecidos lances de dúvida e onde vão acontecer os primeiros testes.

A intenção da Federação é que Portugal possa ser eleito para testar o vídeo-árbitro, fazendo assim história no futebol mundial.

Prevê-se que os ensaios possam começar na próxima temporada, embora sejam necessárias duas temporadas "no mínimo" para serem concluídos, segundo o afirmado por Jonathan Ford, diretor executivo da Federação galesa de futebol, que presidiu à mais recente reunião do IFAB.