O Net.mede é um serviço online lançado pela Autoridade Nacional das Comunicações que permite medir a velocidade de Internet que os utilizadores têm num determinado momento. Dos 450 mil testes realizados durante o primeiro ano, 420 mil foram de pessoas que quiseram saber a velocidade de débito da sua ligação.



Os restantes 30 mil testes estão relacionados com a ferramenta de diagnóstico de traffic shaping, que permite saber se os operadores estão a dar prioridade a alguns pacotes de dados em detrimento de outros.



Em comunicado a Anacom revela ainda que em média foram realizados cerca de 38 mil testes por mês e que houve uma preferência para fazer a validação dos dados entre as 18 horas e a meia-noite, altura que coincide com o maior pico de utilização de Internet.



A página do Net.mede recebeu ainda 533 mil visitantes únicos, que geraram cerca de 1,38 milhões de pageviews. Dos internautas que acederam ao site do serviço, 5% são de outros países.



A ANACOM relembra ainda que apesar de o Net.mede lidar acima de tudo com números, pode ter um maior significado para os consumidores. “Este serviço de apoio ao consumidor dá aos utilizadores de internet informação objetiva, que poderá ser importante na gestão da relação com o seu prestador de serviço, designadamente questioná-lo sobre a qualidade do serviço que está a prestar”, diz o regulador.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico