Na primeira metade do ano, o número de utilizadores de ligações de fibra óptica na Europa cresceu 16%, para 5,95 milhões de subscritores e chegou a 32 milhões de casas passadas.



Os países que assumiram maior destaque nos primeiros seis meses do ano foram a Rússia e a Ucrânia, revelam números do Fibre to The Home Council Europe. O primeiro pelo potencial de crescimento e o segundo pelo ritmo de adoção da fibra nos últimos seis meses.



Entre janeiro e junho a Ucrânia registou um crescimento de 85% na penetração da tecnologia.



O topo da tabela mantém-se no entanto inalterado, com a Lituânia a liderar, com 30% da população com acesso a fibra óptica, seguida da Noruega e da Suécia onde a taxa de penetração atinge os 18 e os 14,5%, respetivamente. Portugal surge na 10ª posição, subiu um lugar face aos últimos dados conhecidos, relativos a 2011. Na tabela global dos países onde a fibra já chega a pelo menos 1% da população Portugal ocupa a 17ª posição, em 32.

[caption]FTTH[/caption]

Nos dados apresentados hoje pelo FTTH Council Europe é ainda destacado o rápido crescimento da fibra em Espanha, que entrou para o ranking dos 20 países com maior taxa de penetração e do Luxemburgo, que conseguiu o mesmo feito.



Tal como o presidente do FTTH já tinha referido, do lado oposto da tabela estão algumas das principais economias europeias, como Reino Unido ou a Alemanha que continuam a investir pouco na fibra.