Cada vez mais portugueses têm serviços de televisão paga em casa. Esta é uma das conclusões apresentadas pelo relatório anual da Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM). Ao todo são mais 5.7% o número de utilizadores de televisão por subscrição, um crescimento que de acordo com o regulador foi impulsionado pelos pacotes de comunicação triplos, quádruplos e quíntuplos.

Ao todo são 3,35 milhões os portugueses que têm serviços de televisão paga em casa, sendo que o cabo ainda é a tecnologia responsável pela maior parte desta distribuição: cerca de 41%.

Neste campo destaque para a fibra que suplantou o satélite como terceira tecnologia de distribuição dos serviços de TV paga: 18,7% e 17,9%, respetivamente. Em segundo lugar está a distribuição por xDSL.

Entre 2013 e 2014 a fibra ótica cresceu mais de 30% neste mercado.

Quem também continua a conhecer um crescimento constante é a Vodafone que terminou o ano passado com uma quota de mercado de 7,5%. O ano de 2014 foi inclusive o ano em que a operadora britânica ultrapassou a Cabovisão na distribuição de serviços de TV paga.

Neste campo de análise a NOS leva vantagem mínima sobre a PT Portugal, apresentando quotas de 44% e 42,2%, respetivamente.

Os serviços de televisão paga renderam às operadoras 1,34 mil milhões de euros, aquele que é um crescimento anual de 9,8%.

Destaque ainda para a conclusão da ANACOM de que 18,6% dos portugueses que têm serviços de televisão paga subscrevem canais premium - como a Sport TV, a Benfica TV ou os TVCine -, mas o valor baixou 0,7 pontos percentuais em comparação com 2013.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico