A França é o mercado mais prometedor para as comunicações 3G na Europa Ocidental, de acordo com um estudo recente da consultora inglesa benchmark-it.



No estudo, citado pela publicação online Europemedia, indica-se que a França aparece no topo da lista europeia de mercados de telemóveis de terceira geração, seguida do Reino Unido e da Espanha. A Bélgica e a Holanda completam o grupo dos cinco melhores classificados.



Aproximadamente 93 biliões de euros é o valor atribuído pela benchmark-it no seu estudo ao mercado móvel europeu em 2001, representativo de perto de um terço do mercado mundial de telecomunicações.



A consultora avisa as operadoras europeias acerca dos perigos para as licitações hostis de aquisição e para a necessidade de se defenderem, melhorando os seus serviços de dados, nomeadamente o GPRS, de modo a combater os cada vez mais baixos ARPUs, ou seja, a receita média por cliente.



Actualmente, as operadoras retiram cerca de 10 por cento das receitas dos seus serviços de dados, estando previsto que o valor aumente até aos 25 por cento em 2004.



Notícias Relacionadas:

2002-05-09 - TMN mostra videofonia com telemóveis UMTS e anuncia MMS na Portugal Media

2002-02-26 - Presidência europeia avalia gestão UMTS e propõe base legal comum a todos Estados Membros

2002-01-21 - Preços dos aparelhos 3G moderam expectativas quanto ao sucesso do UMTS