O furacão Sandy está a provocar diversos danos nos EUA e as páginas de Internet parecem não escapar à fúria da tempestade. O Huffington Post e a rede de sites da Gawker, entre os quais estão o Gizmodo e o Kotaku, continuam fora do ar.

Também o BuzzFeed, site dedicado a conteúdos multimédia que tornam-se virais na rede, está offline. Em comum todos os sites têm o facto de estarem sediados em Nova Iorque, uma das cidades mais afetadas pelo Sandy. Mas a verdadeira causa do apagão está relacionada com a empresa que fornece serviços de Internet aos três sites, a Datagram sediada em Manhattan, local que tem sofrido falhas de energia.

"Cave inundada, bomba de combustível não funciona - temos pessoas a tratar disso. Um metro e meio de água", terá relatado por mensagem alguém da Datagram ao BuzzFeed, segundo relata o The Guardian.

Ocasionalmente os sites voltam a estar disponíveis, mas estão todos ainda em funcionamento, através de plataformas e serviços digitais. As redes sociais Twitter e Facebook estão a ser usadas pelos três meios de comunicação para a partilha de informação.

O Gizmodo, site tecnológico, está a usar um sistema de blogue em direto para continuar a partilhar as informações a que vai tendo acesso. O Hunffington Post também está a usar ferramentas online para publicar conteúdos, e a capa da edição de terça-feira foi feita à mão.

[caption]tek-sites EUA offline[/caption]

Além dos estragos online, o Sandy já obrigou o presidente Barack Obama a declarar o estado de calamidade em Nova Iorque e Long Island. Cerca de sete milhões de pessoas continuam sem eletricidade.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico