A fusão entre a Orange Espanha e o grupo MásMóvil foi aprovada pelo governo espanhol. O negócio que junta as duas operadoras, anunciado em julho de 2022 e avaliado em cerca de 18,3 mil milhões de euros, recebeu “luz verde” da Comissão Europeia em fevereiro, desde que fossem cumpridas as medidas para mitigar as preocupações levantadas.

Recorde-se que, anteriormente, a fusão entre a MásMóvil e a Orange tinha sido travada pelo executivo comunitário, que mostrou preocupação com o facto da operação poder reduzir significativamente a concorrência nas comunicações móveis e Internet em algumas zonas do país.

As operadoras acabaram por ceder à pressão e aceitaram abrir a rede e vender parte do espectro a um dos principais concorrentes, neste caso, a romena Digi.

Em comunicado, o Conselho de Ministros espanhol avança que a fusão entre a MásMóvil e a Orange dará origem à maior operadora de telecomunicações no país, com mais de 30 milhões de clientes do serviço móvel, mais de 7 milhões de clientes de banda larga e mais de 2 milhões de clientes do serviço de televisão.

O governo espanhol realça que o plano industrial, estratégico e financeiro apresentado pelas empresas é “ambicioso”, contando com compromissos para realizar investimentos avultados em infraestruturas fixas e móveis de telecomunicações.

A entidade resultante da fusão entre operadoras será liderada por Meinrad Spenger, que é atualmente CEO da MásMóvil. Espera-se que o negócio esteja concluído até ao final do primeiro trimestre do ano.