Os próximos anos serão de grandes desafios e oportunidades para as empresas que fornecem e para as que usam serviços de comunicações. A cloud continuará a ganhar relevância no fornecimento de todo o tipo de soluções, contribuindo para melhorar a segurança das redes e facilitando a capacidade de crescer rapidamente.

Os avanços no metaverso incluem-se nos desafios dos próximos anos, pelo impacto no tráfego de dados, assim como o trabalho remoto, que continuará a ascender como tendência, não deixando escolha às empresas a não ser investirem em conectividade e segurança, para manterem as operações a funcionar.

Os orçamentos disponíveis nem sempre vão permitir avançar ao ritmo desejado, nesta adaptação a um futuro cada vez mais digital e cada vez mais movido a dados. Esse desfasamento, entre a evolução das necessidades de conectividade, e as estratégias que garantem resiliência das redes não será um aspeto marginal e pode mesmo afetar quase metade das organizações até 2026.

As previsões são da IDC e fazem parte do relatório Futuro da Conectividade, onde se destaca também que as empresas vão continuar empenhadas em investir para automatizar processos-chave, transformar os locais de trabalho e melhorar a satisfação dos clientes. Tudo isto acontecerá sob fortes preocupações com os temas da eficiência e com a grande preocupação de trazer informação em tempo real para os negócios, como sublinha a consultora.