O Verão é para muitos sinónimo de férias e, com a chegada da época estival “em força” a Lyca Mobile Portugal tem uma nova oferta pensada em quem quer manter o contacto com a família e amigos durante as suas viagens e para quem não quer estar “desligado” das redes sociais.

A Lyca Mobile, que opera desde 2006, é uma operadora virtual móvel (MVNO, na sigla em inglês), isto é, uma entidade que, segundo o enquadramento regulatório da atividade dos MVNO publicado pela Anacom, não recorre a direitos de utilização de frequências e a infraestruturas próprias de acesso à rede, dispondo de meios fornecidos pelas operadoras que têm esse tipo de direitos.

Presente em 23 países, a MVNO chegou ao mercado português em 2012 e recorre à rede da Vodafone para fornecer os seus serviços num modelo pré-pago, com um foco em particular nas chamadas internacionais, mensagens e dados.

Entre as novidades apresentadas está o cartão SIM pré-pago Lyca Nacional M, que, de acordo com a MVNO, permite usar 15 GB de Internet e efetuar 1000 minutos de chamadas nacionais/SMS para todas as redes nacionais.

O SAPO TEK teve a oportunidade de experimentar o Lyca Nacional M, num desafio aéreo lançado pela Lyca Mobile Portugal aos jornalistas, onde fomos convidados a tentar utilizar os 15 GB de Internet do cartão durante um voo de helicóptero por Lisboa.

Veja na galeria imagens da experiência da Lyca

Durante a nossa experiência de voo, a uma altitude de 200 metros, conseguimos aceder à Internet sem grandes "solavancos", aproveitando para passar pelas redes sociais e mandar algumas mensagens enquanto captávamos algumas imagens pelo caminho.

É certo que pouco mais de cinco minutos de viagem de helicóptero não são suficientes para gastar a totalidade dos 15 GB de dados disponíveis, mesmo assim, para uma prova extra às capacidades do cartão, decidimos ativar o modo hotspot do nosso smartphone e partilhar Internet com um portátil. No entanto, neste contexto, o resultado ficou aquém das expetativas e sentimos alguma dificuldade no acesso online, com tempos de espera de carregamento das páginas acima do normal.

Note-se, no entanto, que a utilização em contexto de hotspot não é o cenário mais ideal, pois, como explica António Arnaut, Country Manager da Lyca Mobile Portugal, ao SAPO TEK, este cartão está optimizado para o uso de Internet mobile num único dispositivo, não para a partilha de rede com outros equipamentos.

Uma oferta centrada nos dados, mas também nas chamadas internacionais

A Lyca Mobile Portugal afirma que, para lá dos consumidores nacionais, o cartão Lyca Nacional M pretende também apelar a quem visita Portugal e quer manter o contacto com a família e amigos no seu país de origem e navegar pela Internet no seu smartphone.

Já para quem planeia viajar para países da EU/EEE ou Reino Unido, o Lyca Nacional M permite efetuar chamadas e usar 10 GB de internet. Segundo a MVNO, o cartão também pode ser utilizado em viagens para fora deste conjunto de países, necessitando, no entanto, de ser comprado e ativado em Portugal.

Ao SAPO TEK, António Arnaut indica que esta é uma "oferta que aposta mais em dados, em Internet", que é "uma tendência de mercado". "Posicionamo-nos num sistema mais orientado para dados que é, no fundo, aquilo que o mercado tem vindo a pedir", afirma o responsável.

No que toca a planos pré-pagos com suporte a 5G, António Arnaut detalha que em Portugal ainda não há um roadmap pronto. "Em outros países, nomeadamente no Reino Unido, já estamos 5G ready. Cada acordo, em cada país, depende muito do operador com quem negociamos".

"Neste momento ainda não temos nada desenhado para 5G em Portugal. É provável que venha a acontecer, por norma, como operadora virtual, vamos um bocadinho atrás daquilo que é a tecnologia de ponta disponibilizada pelo mercado", indica, realçando que, até que a tecnologia esteja massificada no mercado português, o suporte a planos pré-pagos com 5G "ainda vai demorar".

Além do Lyca Nacional M, o conjunto de ofertas de Verão da operadora também conta com uma proposta para estrangeiros que vivem em Portugal, ou que estejam cá de passagem. Concebido para quem prefere manter o contacto com os seus conhecidos através de chamadas de voz, Lyca Globe é um cartão pré-pago, de 15 euros, com chamadas internacionais a 0,03 euros por minuto/sms.

A nova oferta de cartões da Lyca Mobile Portugal está disponível através do website da operadora, assim como em papelarias e quiosques, grandes superfícies e pontos de venda e centros comerciais selecionados em Lisboa, Porto e Coimbra.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 19h58)

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.