Perto do valor do ARPU (gastos médios dos utilizadores) divulgado pelos operadores móveis, uma análise do Barómetro de Telecomunicações da Marktest indica que os portugueses gastaram em média 26,34 euros em telemóvel no último trimestre de 2007, aumentando em quase um euro o valor face ao trimestre anterior.

Embora os dados variem conforme a idade, sexo e classe social, o valor médio de gastos foi apurado num inquérito pela empresa de estudos de mercado que aponta os homens com idades entre 25 e 34 anos como os que mais dinheiro gastam nas comunicações móveis.

De acordo com os dados divulgados, quase 45 por cento dos inquiridos afirma não pagar mais de 15 euros por mês de telemóvel, enquanto 20,5 por cento admite gastar entre 16 e 25 euros e 22,1 por cento responde ter contas acima dos 25 euros mensais.

A média de 26,34 euros é ultrapassada sobretudo pelas classes alta, média alta e média, e pelos homens, que gastam mais de 31 euros em média, enquanto as mulheres não ultrapassam os 22 euros mensais.

Por seu lado os idosos, com idades acima dos 64 anos, são os mais poupados nestas comunicações, ficando os gastos abaixo dos 18 euros.

Comparativamente ao trimestre anterior, todos os gastos subiram cerca de 1 euro, um aumento que poderá ser atribuído ao maior recurso às comunicações móveis na época de Natal e que poderá não se manter como tendência no primeiro trimestre deste ano.

Notícias Relacionadas:

2007-09-21 - Telemóveis custam mais de 25 euros por mês aos portugueses