O negócio tem como principal objetivo angariar espetro adicional e capacidade de rede para oferecer serviços móveis de última geração, garantindo condições para responder a uma procura cada vez maior dos consumidores por dados móveis.
A Leap é uma operadora móvel especializada em serviços pré-pagos, que se tornou mais uma protagonista dos vários negócios realizados recentemente nos Estados Unidos nesta área das comunicações móveis.
O negócio proposto aos acionistas da Leap representa um prémio de 88% face ao valor de fecho das ações na última sexta-feira. Para a AT&T representa não apenas mais espectro, como mais clientes e uma posição mais forte numa mercado móvel que já foi muito fragmentado mas que tem vindo a ser alvo de várias operações de consolidação.
Os analistas esperam que outros negócios do género venham a realizar-se, com objetivo idêntico àquele que motivou a compra da AT&T e que permite à operadora juntar aos 107 milhões de clientes, mais 5 milhões. Este reforço de posições dos maiores operadores coloca cada vez maior pressão nas empresas mais pequenas, apontam os analistas.
Outro sinal dessa realidade é a compra recente - anunciada há meses mas concretizada recentemente - da Sprint Nextel pela SoftBank, naquele que será um dos grandes negócios do ano nas telecomunicações móveis nos Estados Unidos. A operadora japonesa pagou 21,6 mil milhões de dólares para controlar (em 78%) a quarta maior operadora móvel dos Estados Unidos. Com o negócio a Sprint garantiu financiamento para outra operação: a compra da Clearwire, aprovada pelos acionistas da operadora no início deste mês.
Mais relacionado com questões estratégicas e de reforço de poder é a provável venda da posição da Vodafone na Verizon Wireless, que se espera aconteça também nos próximos meses. A operadora europeia detém 45% na joint-venture criada em parceria com a Verizon, que quer controlar a totalidade da empresa. A Vodafone também quer vender, mas as duas empresas ainda não chegaram a um consenso para os termos do negócio.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
IRON é (mesmo) um robot humanoide ou um humano disfarçado? Xpeng tira a limpo as dúvidas -
Site do dia
Faça a edição de ficheiros PDF gratuitamente online no website Sedja -
App do dia
North War: Island Defense 3D desafia à construção de um exército e recuperar o reino perdido -
How to TEK
Organize as suas reuniões e videochamadas através do agendamento no WhatsApp
Comentários