O Governo quer que a televisão digital terrestre em Portugal integre dois novos canais gratuitos. Um dos canais deve ser de cariz informativo e com enfoque nos acontecimentos regionais, enquanto o segundo canal deve ser composto maioritariamente por conteúdos infantojuvenis.

A novidade foi revelada pelo Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, durante uma audição na Comissão Parlamentar de Ética onde se está a ser discutido o plano de concessão das estações públicas de rádio e televisão.

O representante do Governo considera que a atual oferta de TDT em Portugal é insuficiente e que deve ser aumentada. Segundo indica o jornal Público, o canal de informação que será portado para a TDT será a RTP Informação que deverá ter períodos específicos em que emite conteúdos de caráter regional "especificamente para cada região".

Recentemente surgiu a informação de que a RTP Informação e a RTP Memória foram autorizadas pela ERC para integrarem a oferta gratuita de TDT.

Miguel Poiares Maduro anunciou ainda a criação de uma comissão de acompanhamento à TDT composta por quatro elementos. Isto porque a televisão digital terrestre "é um tema de grande complexidade técnica e jurídica". Esta comissão vai avaliar ainda o mercado de produção independente de conteúdos e o mercado da televisão paga.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.