No final dos primeiros seis meses do ano o número de clientes do serviço de telefonia fixa em acesso direto cresceu 1,7% para 4,4 milhões, um avanço que reflete a crescente penetração das ofertas em pacote, que incluem este serviço sem custos adicionais, como explica a Anacom, que apura os números.

No entanto, entre janeiro e junho de 2023, o volume de minutos de conversação originados na rede fixa diminuiu 17,1%. A maior queda registou-se nas chamadas fixo-fixo (18,9%), mas a descida também se verifica nas comunicações fixo-móvel (3,0%), ou no tráfego internacional (23,4%).

Ainda assim, a maior parte das chamadas realizadas na rede fixa continuam a ser aquelas que se realizam apenas nessa rede (fixo-fixo), e, por acesso, representam uma média de 28 minutos por mês, a que se juntam uma média de 9 minutos por mês para comunicações com números móveis e 2 minutos em chamadas internacionais.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Segundo os mesmos dados, existiam em Portugal, em junho, 52,2 acessos telefónicos através da rede fixa por cada 100 habitantes, sendo que a taxa de penetração destes acessos cresceu 1,9 pontos percentuais (para 96,8 por cada 100 agregados), na comparação com igual período do ano passado.

No total, o parque de acessos telefónicos principais atingiu 5,5 milhões de acessos equivalentes, mais 95 mil acessos do que no semestre homólogo, a refletir o aumento dos acessos suportados em redes de fibra ótica (FTTH) e TV por cabo.

As redes de nova geração já representavam 91,0% dos acessos telefónicos no final do semestre, aumentando o seu peso em 2,4 pontos percentuais face a junho de 2022. Os acessos análogos representavam no mesmo período já apenas 5,5% do total.

Por operadores, a Meo continua a liderar o segmento fixo, com uma quota de 41,8%. Segue-se a Nos com 34,2%, a Vodafone com 20,7% e a NOWO com 2,6%.

A estatística da Anacom contabiliza também o número de postos públicos instalados, apurando que existiam 11,8 mil em junho, menos 12,4% que no 1.º semestre de 2022. O tráfego em minutos originados em postos públicos também diminuiu, em 17,4%.