A Nokia veio recentemente confirmar que o sistema de protecção anti-cópia dos jogos concebidos para a N-Gage foi violado, o que permite que os mesmos possam funcionar em qualquer telemóvel que, tal como a consola portátil da fabricante finlandesa, use o sistema operativo Symbian.



Afirmando que leva "este tipo de ofensas à propriedade intelectual muito a sério", a Nokia está cooperar com as autoridades e fornecedores de banda larga para pôr termo à troca ilegal de jogos online. Segundo Stephen Knuff, porta-voz da gigante dos telemóveis, citado pela News.com, essa troca já decorre há algum tempo através dos sites e comunidades virtuais sobre telemóveis.



Já há alguns dias que circulavam na Internet rumores de que alguém tinha conseguido desactivar a protecção aos copyright que a Nokia desenvolveu para os jogos, armazenada num pequeno cartão que se insere na N-Gage.



Investigando o assunto, a Nokia acabou por concluir que "os mecanismos de protecção de alguns títulos foram desactivados e os jogos foram disponibilizados para download". O porta-voz da Nokia adiantou ainda que a fabricante "continua a trabalhar para reforçar a segurança dos jogos".



Na própria N-Gage Arena e em outras comunidades virtuais sobre telemóveis surgiram na quarta-feira passada indicações sobre onde encontrar os jogos para descarregar. A Nokia diz ter seguido um post de um visitante que mencionava a existência de "pelo menos um sítio onde um link [para um jogo pirata] era fornecido", e apagou esse link.



A Nokia já avisou os utilizadores da N-Gage Arena que haveria consequências para aqueles que disponibilizem links para software pirateado.



Notícias Relacionadas:

2003-10-08 - N-Gage: uma consola credível, um telemóvel pouco prático


2003-10-07 - Dia N-Gage marca entrada da Nokia na área de jogos móveis