
A Huawei está a preparar o lançamento do seu sistema operativo Hongmeng fora da China, com o objetivo de substituir o Android, da norte-americana Google. Segundo a Reuters, dados da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO), um órgão das Nações Unidas, revelam que a Huawei Technologies Co Ltd fez o pedido de registo da marca em pelo menos nove países, que incluem Peru, Camboja, Canadá, Coreia do Sul e Nova Zelândia.
A administração de Donald Trump colocou no mês passado a empresa chinesa numa lista negra que proibia a realização de negócios com tecnológicas americanas, incluindo a Alphabet Inc (proprietária da Google) cujo sistema operativo Android é utilizado nos telemóveis Huawei. O pedido de registo por parte da Huawei do sistema Hongmeng é um sinal de que a empresa está já a preparar um plano alternativo, uma vez que a decisão dos Estados Unidos coloca em causa o seu modelo de negócio.
De acordo com a Reuters, Andrew Williamson, vice-presidente da Huawei, confirmou o avanço do Hongmeng. Em entrevista, Williamson afirmou que a tecnológica chinesa “está no processo de potencialmente lançar um substituto” para o sistema Android, confirmando ainda que a Huawei estaria a tentar fazer o registo de marcas.
Richard Yu, CEO da Huawei, já tinha confirmado que a empresa estaria prestes a lançar o seu próprio sistema operativo para aparelhos móveis. Na China, o pedido de registo do Hongmeng foi feito em agosto de 2018, tendo recebido aprovação por parte da administração da propriedade intelectual no mês passado.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários