O Instituto Civil de Autodisciplina da Comunicação Comercial recomendou à Portugal Telecom que cesse "de imediato" a campanha publicitária onde argumenta que é líder no triple play. Na decisão pode ler-se que a campanha deve "cessar de imediato e não deverá ser reposta seja em que suporte for - quer na sua totalidade, quer em termos parciais - caso se mantenham os tipos de ilícito apurado".



Na avaliação do organismo, que apreciou uma queixa apresentada pela Zon, a campanha da Portugal Telecom "configura uma prática de publicidade comparativa enganosa".



A questão foi levantada pela Anacom, regulador das comunicações eletrónicas, que emitiu um comunicado contestando a informação apresentada pela PT numa nota enviada à CMVM. Informação que viria a servir de base à campanha publicitária em questão.



A questão contestada tem a ver com o critério usado pela Portugal Telecom para se afirmar líder nos serviços triple play (que reúnem TV, telefone fixo e Internet).



Nos dados trimestrais entregues à Anacom é suposto que os operadores interpretem o conceito de triple play como oferta em bundle, que o cliente contrata de forma simultânea e paga numa mesma fatura. À luz desse critério a liderança do mercado é da Zon e não da PT.



No critério usado na sua comunicação ao mercado e na campanha que o ICAP analisou, a operadora contabiliza como clientes triple play os que "subscreveram a um único operador três serviços, associados apenas a uma conta de cliente, numa oferta em pacote ou não. Os serviços podem ser de marcas diferentes", explicou a PT na altura.



O ICAP não considera legítima a substituição de critérios, que torna a mensagem pouco clara para o consumidor, e recomenda que a campanha saia do ar.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico





Nota da Redação: Foi feita uma correcção à notícia.